Pular para o conteúdo principal

Aikidoístico Blog

Tendo a ter vontade de voltar a treinar Aikido. Sei lá, passei pelo menos 20 anos treinando esse treco e vez ou outra bate uma crise de abstinência. Dificilmente voltarei e, se voltar, muito dificilmente será Aikikai (Uma fundação tida como "oficial" do Aikido, cujo presidente é sempre um descendente do fundador).
Minha opinião pessoal: Aikikai não representa o Aikido. Representa a visão de Aikido de Kisshomaru Ueshiba (filho do fundador); um Aikido que não tem nem remotamente a qualidade do fundador nem de seus alunos mais destacados de antes da guerra do Pacífico.
O que sempre notei é uma missão obstinada de fazer do Aikido uma "marca registrada" exclusiva e, ao mesmo tempo, vender um estilo de arte marcial vazio, robótico e processado. Atemi (golpes de impacto, como socos, chutes, etc), por exemplo, virou lenda urbana. Mesma coisa treino com armas.
Óbvio que não falo de todos na Aikikai. Alguns "dinossauros" ainda mantém um foco de resistência, mas a tendência é que eles desapareçam.
Além de toda essa baboseira, a organização, por motivos de inveja ou rancores antigos, tem tentado com todas as suas forças apagar da história todos aqueles que REALMENTE promoveram, apoiaram e ajudaram Morihei Ueshiba a desenvolver seu budo. Entre esses que vem se tornando inomináveis estão Morihiro e Hitohira Saito, Kenji Tomiki e Gozo Shioda.
Justamente três vertentes que muito me interessam.
Da versão de Saito eu tô excomungado, ao menos no Rio de Janeiro. Quem sabe, muito talvez, eu tente uma das outras. Ou um Aikikai jurássico.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Científico Blog

Estudo confirma que mulheres preferem homens ricos Na hora de buscar um parceiro, os homens dão prioridade ao aspecto físico, enquanto as mulheres dão mais valor à situação econômica, diz um estudo.Os pesquisadores chegaram à conclusão de que os homens se fixam mais nos atrativos físicos das mulheres, que, por sua vez, adaptam seu desejo para buscar um companheiro em boa condição econômica.O estudo, publicado pela Revista Proceedings of the National Academy of Sciences, foi elaborado a partir da experiência relatada por 46 pessoas da cidade alemã de Munique que têm entre 26 e 40 anos. http://es.noticias.yahoo.com/efe/20070903/tso-un-estudio-confirma-que-los-hombres-64bc860_1.html Bom, até aí, eu já li isso numa revista MAD tem uns 15 anos, mais ou menos. Aliás, qualquer um com mais ou menos 15 anos de idade já percebe isso. Obviamente é uma generalização, não digo que TODAS fazem isso. Mulheres sempre buscarão bons provedores(ou ricos), está no instinto feminino.Por mais que soltem seu

Meloso Blog

Como não é  segredo, sou fã de Nirvana. Minha canção favorita é  "Sappy" que considero brilhante. Já Kurt Cobain nunca ficou satisfeito com a gravação, portanto nunca a utilizou em um álbum oficial, e eu mesmo a conheci em um bootleg. Cá está a letra: And if you save yourself You will make him happy He’ll keep you in a jar And you’ll think you’re happy He’ll give you breathing holes And you’ll think you’re happy He’ll cover you with grass And you’ll think you’re happy now You’re in a laundry room You’re in a laundry room Conclusion came to you, oh And if you cut yourself You will think you’re happy He’ll keep you in a jar Then you’ll make him happy He’ll give you breather holes Then you’ll think you’re happy He’ll cover you in grass Then you’ll think you’re happy now You’re in a laundry room You’re in a laundry room Conclusion came to you, oh A música é sobre uma tartaruga que Kurt tinha quando criança, que era mantida na lavanderia. A música fala sobre como a tartaruga viv

Cinematográfico blog

Todos aqui sabem que agora, além das adaptações literárias e quadrinísticas para o cinema, o novo filão são as adaptações de videogames para a telona. Como assim? Bem, o videogame já virou uma nova mídia, independente, e que gera sua própria cultura. Chega até a causar uma certa nostalgia aos que viram a era de ouro dos games, com seus 8 e 16 bits, o que gera festas regadas à música de videogame, com trilha sonora de Megaman, Super Mario Bros, Zelda, Ninja Gaiden e afins. Pois bem, obviamente a telona não poderia ficar de fora dessa, e de unsanos pra cá, as adaptações foram surgindo. Bem toscas na grande maioria das vezes, mas não pelo fato de não terem boas histórias - alguns jogos tem enredos que não deixam a dever pra nenhum livro - mas pelo fato dos roteiristas não terem conseguido ainda encontrar a forma adequada de transportar tais histórias para a telona, como aconteceu com os quadrinhos a alguns anos.Ou alguém aqui esquece que os filmes do Batman, Homem-Aranha, Hulk e Capitão A