Pular para o conteúdo principal

Defensivo blog


Há uns tempos me sondaram pra dar uma aula de defesa pessoal feminina no meu local de trabalho. Declinei por motivos pessoais. Recentemente, me sentindo mais apto, me ofereci. Mas novamente precisei declinar, agora por ter pensado melhor no assunto.

Em primeiro lugar, não daria aula prática. Eu não acredito em técnica de seminário pra pessoas leigas em artes marciais. A pessoa não tem o conhecimento pra chegar a aplicar a técnica, pra evitar precisar usar uma técnica e não sabe sequer levar uma porrada. Sim, aprender a se defender inclui saber apanhar. Na verdade saber se defender, pra mim, tem mais a ver com evitar o problema, e foi justamente aí que me peguei pensando.

Alguns estudiosos da área acreditam, eu incluso, que a melhor forma de se defender da violência urbana é evitar parecer fraco ou evitar parecer lucrativo (em vários sentidos) pro agressor. Ou seja, pareça forte (não apenas seja), não ostente. E, o calcanhar de Aquiles num curso de defesa pessoal feminina: Evite lugares perigosos.

Putamerda! Recentemente fui num seminário sobre sistemas de controle de navios. O almirante que deu o curso falou que no porto de Santos um dos melhores operadores era uma menina que ficava meio insegura ao lidar com os tripulantes da embarcação. Pra quê? Foi o suficiente pra uma menina do curso encher o saco dizendo que aquilo era machismo. Que ele estava sendo preconceituoso com as mulheres. Já me peguei pensando na tal aula que eu daria. Preferi desistir.

Minha saúde mental agradece.

Resultado de imagem para feminist self defense

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filosófico Blog

"Homens civilizados são mais descorteses do que os selvagens porque sabem que podem ser indelicados sem ter seus crânios rachados, como regra geral." - Conan, o Cimério É, faz sentido.

Religioso Blog

Está tomando força aqui no Rio um movimento contra a intolerância religiosa, visto que casos de ignorantes que depredam imagens sacras tanto de igrejas católicas quanto de centros espíritas está aumentando de forma preocupante. Em sua grande maioria são evangélicos que não entendem nada da própria religião que costumam chutar imagens de santos na tv, que dizem que Orixás são manifestações do demônio, que são mais judeus que os judeus (sabe-se lá pq um povo agora cisma de querer falar termos em hebraico) e por aí vai. Não que católicos, espíritas e afins não façam isso, mas pelo menos não veiculam programas em rede nacional fazendo essas burradas. Voltando ao assunto, criou-se um Disque (odeio essa palavra, um dia explico pq) Denúncia contra a intolerância religiosa, e vereadores cariocas estudam medidas para diminuir essa estupidez. Tudo isso é louvável, mas vieram cá em minha mente ociosa duas situações que podem ser um tiro no pé desse movimento 1ª situação: Ateus. A pessoa tem todo...

Olhos de lobo

Meus olhos dourados de lobo podem ver Tudo que você esconde de mim. Nenhum segredo está a salvo Por direito eu declaro. Quando a vejo como minha presa Lhe asseguro que não existe maneira de escapar de mim. Morte é seu destino. Nunca me desafie, a não ser que queira morrer Uma precoce, e muito dolorosa morte; Jamais confie no suave suspiro do vento Pois é com ele que seu odor me é legado. Quando ouvir o uivo do lobo, então é hora de se esconder. pois mesmo que consiga ocultar o medo Meus olhos dourados de lobo podem ver seu coração