Você pode até não saber aquelas fórmulas e cálculos da aula de física, mas sabe mais ou menos como o trem funciona, ou porque algo queima, né não?
Pois é, energia.
Então, por que raios mistificar a palavra japonesa “Ki” ou a chinesa "Chi"? Pois é basicamente o que ela significa.
Nós costumamos ter certa dificuldade pra entender termos japoneses (orientais em geral na verdade) e, a maneira japonesa de se expressar acaba dificultando o nosso entendimento também. No caso do “Ki”, levamos o troço pra um nível esotérico, místico e imaginamos ser uma energia interna que nos faz soltar Hadoukens, ou algo como a Força em “Star Wars". Ou algo que o Tio Iroh nos explicaria tomando um chá de jasmim.
Por exemplo: 磁気 (jiki) , nos remete ao magnetismo. 電気 (denki), nada mais é que a nossa boa e velha eletricidade. Também pode ser utilizado como um cumprimento, do tipo : おげんきですか? (Ogenki desuka?), traduzido como “Você está bem?”, mas que literalmente é algo como “Sua energia está equilibrada?”.
“Ah, olha aí dizendo que a energia está equilibrada! Certeza que tem algo a ver com a força mística que todos nós temos!!!”
Isso se você ignorar completamente o que são expressões idiomáticas e o que raios significa o kanji KI.
Aprendi isso no terceiro período do curso de Japonês. É, é engraçado mas faz sentido. Forçando muito a barra,esse kanji é um desenho de arroz em uma panela liberando vapor. Ou seja, ENERGIA, no caso, termal. Pensando um pouco mais abertamente, a energia liberada pelo alimento dentro do corpo, por exemplo. Ou seja, nada de místico, esotérico ou afins. Pode até ter havido no passado essa conotação, afinal, não se conhecia o conceito de energia. Até aí, nós ocidentais tínhamos a Teoria Humoral.
Como eu disse antes, nós ocidentais temos essa mania de mistificar termos orientais. Por exemplo, racha-se a cabeça pra entender o que é deai, maai e aiki. Parece coisa que só alguém como o Pai Mei entenderia. No fim das contas são, respectivamente, timming, noção de distância e momentum. O tal do Aikido pra mim ficou muito mais simples depois que entendi que tudo era uma questão de força centrífuga, centrípeta, momentum, timming, deslocamento de massa... Noções básicas de Física.


Comentários
Postar um comentário