Pular para o conteúdo principal

Katazístico Blog

 "Ei, boxe, Muay Thai, jiu jitsu e MMA não usam kata. Então por que eles ainda existem?"


Acho que essa questão se resume a um equívoco sobre o que é Kata.


 Kata é um termo japonês que significa 'molde' ou 'modelo'. No Japão tudo tinha Kata. Havia um jeito de arranjar flores, um jeito de fazer chá e, claro, um jeito de se movimentar para o combate. E, nas artes marciais japonesas, existem diferentes tipos de Kata. O Karate tem uma forma de Kata executada sozinho, típica da origem chinesa da arte. Esse tipo de kata facilitou que grandes números de alunos pudessem ser ensinados ao mesmo tempo e os erros ainda seriam destacados. Eles ensinam todos os movimentos e transições entre as técnicas da arte. Os sistemas japoneses mais antigos (ou modernos, mas com raízes japonesas) tem Kata de duas (ou mais) pessoas que ensinam uma estratégia ou modelo para derrotar uma certa técnica ou situação. Possuem também a função de glossário de técnicas.


 O boxe tem Kata. Não é chamado de kata, mas uma combinação é um Kata. Uma série de técnicas executadas à exaustão gerando uma resposta automática. O MMA seria igual. Essas sequências de números que os treinadores gritam dos cantos, são padrões ou Kata.


 Os militares modernos têm Kata. Não é chamado de kata, é chamado de, salvo engano, "treinamento". Existe um modelo para carregar, descarregar, disparar e tornar segura uma arma de fogo. Existe um modelo de como fazer tudo.


No dia a dia usamos kata. Quem já fez aulas em auto-escola sabe disso. Tem toda uma sequência até se ligar o carro. O Mise en place de um cozinheiro é kata. A maneira com que você lava a louça é kata. Um pesquisador em um laboratório usa kata. 


Pra mim o melhor exemplo é a alfabetização. Você usa kata para aprender a ler e escrever e, depois de dominar os requisitos mínimos você passa a interpretar o que lê, passa a fazer redações, poemas, dissertações. Mas só foi possível chegar nesse nível com o kata.





Comentários

  1. Artigo simples, direto e perfeito!!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo1:16 PM

    Um entendimento humano, que no Japão se chama kata, aqui se chama fazer direito !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Olhos de lobo

Meus olhos dourados de lobo podem ver Tudo que você esconde de mim. Nenhum segredo está a salvo Por direito eu declaro. Quando a vejo como minha presa Lhe asseguro que não existe maneira de escapar de mim. Morte é seu destino. Nunca me desafie, a não ser que queira morrer Uma precoce, e muito dolorosa morte; Jamais confie no suave suspiro do vento Pois é com ele que seu odor me é legado. Quando ouvir o uivo do lobo, então é hora de se esconder. pois mesmo que consiga ocultar o medo Meus olhos dourados de lobo podem ver seu coração

Filosófico Blog

"Homens civilizados são mais descorteses do que os selvagens porque sabem que podem ser indelicados sem ter seus crânios rachados, como regra geral." - Conan, o Cimério É, faz sentido.

Religioso Blog

Está tomando força aqui no Rio um movimento contra a intolerância religiosa, visto que casos de ignorantes que depredam imagens sacras tanto de igrejas católicas quanto de centros espíritas está aumentando de forma preocupante. Em sua grande maioria são evangélicos que não entendem nada da própria religião que costumam chutar imagens de santos na tv, que dizem que Orixás são manifestações do demônio, que são mais judeus que os judeus (sabe-se lá pq um povo agora cisma de querer falar termos em hebraico) e por aí vai. Não que católicos, espíritas e afins não façam isso, mas pelo menos não veiculam programas em rede nacional fazendo essas burradas. Voltando ao assunto, criou-se um Disque (odeio essa palavra, um dia explico pq) Denúncia contra a intolerância religiosa, e vereadores cariocas estudam medidas para diminuir essa estupidez. Tudo isso é louvável, mas vieram cá em minha mente ociosa duas situações que podem ser um tiro no pé desse movimento 1ª situação: Ateus. A pessoa tem todo...