Pular para o conteúdo principal

Aikidoístico Blog

Tendo a ter vontade de voltar a treinar Aikido. Sei lá, passei pelo menos 20 anos treinando esse treco e vez ou outra bate uma crise de abstinência. Dificilmente voltarei e, se voltar, muito dificilmente será Aikikai (Uma fundação tida como "oficial" do Aikido, cujo presidente é sempre um descendente do fundador).
Minha opinião pessoal: Aikikai não representa o Aikido. Representa a visão de Aikido de Kisshomaru Ueshiba (filho do fundador); um Aikido que não tem nem remotamente a qualidade do fundador nem de seus alunos mais destacados de antes da guerra do Pacífico.
O que sempre notei é uma missão obstinada de fazer do Aikido uma "marca registrada" exclusiva e, ao mesmo tempo, vender um estilo de arte marcial vazio, robótico e processado. Atemi (golpes de impacto, como socos, chutes, etc), por exemplo, virou lenda urbana. Mesma coisa treino com armas.
Óbvio que não falo de todos na Aikikai. Alguns "dinossauros" ainda mantém um foco de resistência, mas a tendência é que eles desapareçam.
Além de toda essa baboseira, a organização, por motivos de inveja ou rancores antigos, tem tentado com todas as suas forças apagar da história todos aqueles que REALMENTE promoveram, apoiaram e ajudaram Morihei Ueshiba a desenvolver seu budo. Entre esses que vem se tornando inomináveis estão Morihiro e Hitohira Saito, Kenji Tomiki e Gozo Shioda.
Justamente três vertentes que muito me interessam.
Da versão de Saito eu tô excomungado, ao menos no Rio de Janeiro. Quem sabe, muito talvez, eu tente uma das outras. Ou um Aikikai jurássico.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Olhos de lobo

Meus olhos dourados de lobo podem ver Tudo que você esconde de mim. Nenhum segredo está a salvo Por direito eu declaro. Quando a vejo como minha presa Lhe asseguro que não existe maneira de escapar de mim. Morte é seu destino. Nunca me desafie, a não ser que queira morrer Uma precoce, e muito dolorosa morte; Jamais confie no suave suspiro do vento Pois é com ele que seu odor me é legado. Quando ouvir o uivo do lobo, então é hora de se esconder. pois mesmo que consiga ocultar o medo Meus olhos dourados de lobo podem ver seu coração

Filosófico Blog

"Homens civilizados são mais descorteses do que os selvagens porque sabem que podem ser indelicados sem ter seus crânios rachados, como regra geral." - Conan, o Cimério É, faz sentido.

Religioso Blog

Está tomando força aqui no Rio um movimento contra a intolerância religiosa, visto que casos de ignorantes que depredam imagens sacras tanto de igrejas católicas quanto de centros espíritas está aumentando de forma preocupante. Em sua grande maioria são evangélicos que não entendem nada da própria religião que costumam chutar imagens de santos na tv, que dizem que Orixás são manifestações do demônio, que são mais judeus que os judeus (sabe-se lá pq um povo agora cisma de querer falar termos em hebraico) e por aí vai. Não que católicos, espíritas e afins não façam isso, mas pelo menos não veiculam programas em rede nacional fazendo essas burradas. Voltando ao assunto, criou-se um Disque (odeio essa palavra, um dia explico pq) Denúncia contra a intolerância religiosa, e vereadores cariocas estudam medidas para diminuir essa estupidez. Tudo isso é louvável, mas vieram cá em minha mente ociosa duas situações que podem ser um tiro no pé desse movimento 1ª situação: Ateus. A pessoa tem todo...