Pular para o conteúdo principal

Aikidoístico Blog

Tendo a ter vontade de voltar a treinar Aikido. Sei lá, passei pelo menos 20 anos treinando esse treco e vez ou outra bate uma crise de abstinência. Dificilmente voltarei e, se voltar, muito dificilmente será Aikikai (Uma fundação tida como "oficial" do Aikido, cujo presidente é sempre um descendente do fundador).
Minha opinião pessoal: Aikikai não representa o Aikido. Representa a visão de Aikido de Kisshomaru Ueshiba (filho do fundador); um Aikido que não tem nem remotamente a qualidade do fundador nem de seus alunos mais destacados de antes da guerra do Pacífico.
O que sempre notei é uma missão obstinada de fazer do Aikido uma "marca registrada" exclusiva e, ao mesmo tempo, vender um estilo de arte marcial vazio, robótico e processado. Atemi (golpes de impacto, como socos, chutes, etc), por exemplo, virou lenda urbana. Mesma coisa treino com armas.
Óbvio que não falo de todos na Aikikai. Alguns "dinossauros" ainda mantém um foco de resistência, mas a tendência é que eles desapareçam.
Além de toda essa baboseira, a organização, por motivos de inveja ou rancores antigos, tem tentado com todas as suas forças apagar da história todos aqueles que REALMENTE promoveram, apoiaram e ajudaram Morihei Ueshiba a desenvolver seu budo. Entre esses que vem se tornando inomináveis estão Morihiro e Hitohira Saito, Kenji Tomiki e Gozo Shioda.
Justamente três vertentes que muito me interessam.
Da versão de Saito eu tô excomungado, ao menos no Rio de Janeiro. Quem sabe, muito talvez, eu tente uma das outras. Ou um Aikikai jurássico.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Olhos de lobo

Meus olhos dourados de lobo podem ver Tudo que você esconde de mim. Nenhum segredo está a salvo Por direito eu declaro. Quando a vejo como minha presa Lhe asseguro que não existe maneira de escapar de mim. Morte é seu destino. Nunca me desafie, a não ser que queira morrer Uma precoce, e muito dolorosa morte; Jamais confie no suave suspiro do vento Pois é com ele que seu odor me é legado. Quando ouvir o uivo do lobo, então é hora de se esconder. pois mesmo que consiga ocultar o medo Meus olhos dourados de lobo podem ver seu coração

Científico Blog

Estudo confirma que mulheres preferem homens ricos Na hora de buscar um parceiro, os homens dão prioridade ao aspecto físico, enquanto as mulheres dão mais valor à situação econômica, diz um estudo.Os pesquisadores chegaram à conclusão de que os homens se fixam mais nos atrativos físicos das mulheres, que, por sua vez, adaptam seu desejo para buscar um companheiro em boa condição econômica.O estudo, publicado pela Revista Proceedings of the National Academy of Sciences, foi elaborado a partir da experiência relatada por 46 pessoas da cidade alemã de Munique que têm entre 26 e 40 anos. http://es.noticias.yahoo.com/efe/20070903/tso-un-estudio-confirma-que-los-hombres-64bc860_1.html Bom, até aí, eu já li isso numa revista MAD tem uns 15 anos, mais ou menos. Aliás, qualquer um com mais ou menos 15 anos de idade já percebe isso. Obviamente é uma generalização, não digo que TODAS fazem isso. Mulheres sempre buscarão bons provedores(ou ricos), está no instinto feminino.Por mais que soltem seu...

Milenar Blog

  Definição de “milenar” no Michaelis: adj   ( lat millenariu )   1  Que diz respeito ao milhar.   2  Que contém mil.   3  Que tem mil anos; milenar.   sm   1  Espaço de mil anos. Dada a definição, dou início ao meu texto aleatório com algo que observei: As pessoas tendem a achar que “milenar” é sinônimo pra algo oriental com mais de 40 anos, principalmente se for relacionado às artes marciais. Sempre escuto alguém falar “a milenar arte do taekwondo” ou “o milenar Judo” e similares e fico me perguntando de onde eles tiraram isso. A grande maioria das artes marciais praticadas hoje em dia é mais recente do que a  maioria das pessoas consegue imaginar.  Vejamos uns exemplos: Aikido – Morihei Ueshiba começou a desenvolver o que hoje chamamos de Aikido nos anos 30. Há quem force a barra citando o Daitō-ryū Aiki-jūjutsu, arte que Ueshiba treinou, pra validar a “milenaridade”.  Só que Sokaku Takeda fundou este si...