Pular para o conteúdo principal

Lusófono Blog

A partir de Janeiro de 2009, Brasil, Portugal e os demais países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste terão a ortografia unificada. O Português é a terceira língua ocidental mais falada, após o Inglês e o Espanhol.
O fato de existirem duas ortografias atrapalha pacas a divulgação do idioma e a sua prática em eventos internacionais. Sua unificação, no entanto, facilitará a definição de critérios para exames e certificados para estrangeiros. Com as modificações propostas no acordo, calcula-se que 1,6% do vocabulário de Portugal seja modificado. No Brasil, a mudança será bem menor: 0,45% das palavras terão a escrita alterada.
Mas apesar das mudanças ortográficas, serão conservadas as pronúncias típicas de cada país.
O problema que eu, leigo em Linguística vejo, é que a língua é uma coisa viva. Ela é modificada gradualmente, nunca assim de sopetão. E, sei lá, acredito que a Ortografia acaba sendo influenciada de alguma forma pela língua falada.
Mas o que me fez escrever este post não foi nem a mudança ortográfica, implicações linguísticas ou nada disso. Não, só escrevi este post pra saber se só eu achei uma tremenda ironia sacana do destino que quem assinasse um acordo ORTOGRÁFICO fosse justamente nosso presidente, o Molusco.

Comentários

  1. ironias do destino a parte.
    ...mas achei ridículo querer impor isso, igualmente o inglês [ tem suas variações na Inglaterra, EUA, Australia] e ninguém 'se adequou ' pra ser bem aceito, tudo é uma questão política...e de péssimo gosto por sinal.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Warui,
    agradeço pela visita ao facetasdemim e pelo comentário entusiasmado! Fico feliz que tenha gostado do texto, muito mesmo!

    Já estou tentando publicá-lo há quase um ano, ainda sem sucesso. O mercado editorial é muiiiito fechado!

    ResponderExcluir
  3. pelas mudanças que eu vi que irão ocorrer, eu até acho melhor...
    a lingua portuguesa tem muita frescura.
    Será que algum dia ficaremos sem a acentuação, como no inglês??

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. ja ovi falar na sala de aula sobre a unifica ção o brasil nao vai perder muito com isso

    ResponderExcluir
  6. Postei a continuação em meu blog,se quiser ler visite ele

    http://evangelinescarletangel.blogspot.com/

    Obrigado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Meloso Blog

Como não é  segredo, sou fã de Nirvana. Minha canção favorita é  "Sappy" que considero brilhante. Já Kurt Cobain nunca ficou satisfeito com a gravação, portanto nunca a utilizou em um álbum oficial, e eu mesmo a conheci em um bootleg. Cá está a letra: And if you save yourself You will make him happy He’ll keep you in a jar And you’ll think you’re happy He’ll give you breathing holes And you’ll think you’re happy He’ll cover you with grass And you’ll think you’re happy now You’re in a laundry room You’re in a laundry room Conclusion came to you, oh And if you cut yourself You will think you’re happy He’ll keep you in a jar Then you’ll make him happy He’ll give you breather holes Then you’ll think you’re happy He’ll cover you in grass Then you’ll think you’re happy now You’re in a laundry room You’re in a laundry room Conclusion came to you, oh A música é sobre uma tartaruga que Kurt tinha quando criança, que era mantida na lavanderia. A música fala sobre como a tartaruga viv

Científico Blog

Estudo confirma que mulheres preferem homens ricos Na hora de buscar um parceiro, os homens dão prioridade ao aspecto físico, enquanto as mulheres dão mais valor à situação econômica, diz um estudo.Os pesquisadores chegaram à conclusão de que os homens se fixam mais nos atrativos físicos das mulheres, que, por sua vez, adaptam seu desejo para buscar um companheiro em boa condição econômica.O estudo, publicado pela Revista Proceedings of the National Academy of Sciences, foi elaborado a partir da experiência relatada por 46 pessoas da cidade alemã de Munique que têm entre 26 e 40 anos. http://es.noticias.yahoo.com/efe/20070903/tso-un-estudio-confirma-que-los-hombres-64bc860_1.html Bom, até aí, eu já li isso numa revista MAD tem uns 15 anos, mais ou menos. Aliás, qualquer um com mais ou menos 15 anos de idade já percebe isso. Obviamente é uma generalização, não digo que TODAS fazem isso. Mulheres sempre buscarão bons provedores(ou ricos), está no instinto feminino.Por mais que soltem seu

Cinematográfico blog

Todos aqui sabem que agora, além das adaptações literárias e quadrinísticas para o cinema, o novo filão são as adaptações de videogames para a telona. Como assim? Bem, o videogame já virou uma nova mídia, independente, e que gera sua própria cultura. Chega até a causar uma certa nostalgia aos que viram a era de ouro dos games, com seus 8 e 16 bits, o que gera festas regadas à música de videogame, com trilha sonora de Megaman, Super Mario Bros, Zelda, Ninja Gaiden e afins. Pois bem, obviamente a telona não poderia ficar de fora dessa, e de unsanos pra cá, as adaptações foram surgindo. Bem toscas na grande maioria das vezes, mas não pelo fato de não terem boas histórias - alguns jogos tem enredos que não deixam a dever pra nenhum livro - mas pelo fato dos roteiristas não terem conseguido ainda encontrar a forma adequada de transportar tais histórias para a telona, como aconteceu com os quadrinhos a alguns anos.Ou alguém aqui esquece que os filmes do Batman, Homem-Aranha, Hulk e Capitão A