Pular para o conteúdo principal

Lusófono Blog

A partir de Janeiro de 2009, Brasil, Portugal e os demais países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste terão a ortografia unificada. O Português é a terceira língua ocidental mais falada, após o Inglês e o Espanhol.
O fato de existirem duas ortografias atrapalha pacas a divulgação do idioma e a sua prática em eventos internacionais. Sua unificação, no entanto, facilitará a definição de critérios para exames e certificados para estrangeiros. Com as modificações propostas no acordo, calcula-se que 1,6% do vocabulário de Portugal seja modificado. No Brasil, a mudança será bem menor: 0,45% das palavras terão a escrita alterada.
Mas apesar das mudanças ortográficas, serão conservadas as pronúncias típicas de cada país.
O problema que eu, leigo em Linguística vejo, é que a língua é uma coisa viva. Ela é modificada gradualmente, nunca assim de sopetão. E, sei lá, acredito que a Ortografia acaba sendo influenciada de alguma forma pela língua falada.
Mas o que me fez escrever este post não foi nem a mudança ortográfica, implicações linguísticas ou nada disso. Não, só escrevi este post pra saber se só eu achei uma tremenda ironia sacana do destino que quem assinasse um acordo ORTOGRÁFICO fosse justamente nosso presidente, o Molusco.

Comentários

  1. ironias do destino a parte.
    ...mas achei ridículo querer impor isso, igualmente o inglês [ tem suas variações na Inglaterra, EUA, Australia] e ninguém 'se adequou ' pra ser bem aceito, tudo é uma questão política...e de péssimo gosto por sinal.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Warui,
    agradeço pela visita ao facetasdemim e pelo comentário entusiasmado! Fico feliz que tenha gostado do texto, muito mesmo!

    Já estou tentando publicá-lo há quase um ano, ainda sem sucesso. O mercado editorial é muiiiito fechado!

    ResponderExcluir
  3. pelas mudanças que eu vi que irão ocorrer, eu até acho melhor...
    a lingua portuguesa tem muita frescura.
    Será que algum dia ficaremos sem a acentuação, como no inglês??

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. ja ovi falar na sala de aula sobre a unifica ção o brasil nao vai perder muito com isso

    ResponderExcluir
  6. Postei a continuação em meu blog,se quiser ler visite ele

    http://evangelinescarletangel.blogspot.com/

    Obrigado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Coisificado blog

Sabe como é ter realização profissional? Eu não.
Há um certo tempo venho notando que deixei de ser uma pessoa, o Alexandre Santana, e virei o "rapaz do ponto". Sim, eu cuido da frequência no porto do Rio, em especial da Guarda Portuária. É um trabalho. É digno. É honesto. Mas deixei de ser uma pessoa e me tornei um relógio de ponto. Fui coisificado.
Sim. Na maioria dos dias eu mal chego (07:00) e não ouço bom dia e sim um "Ei, o relógio está com defeito!" ou um "Oi, estou com um probleminha aqui no ponto..." e o pior de todos "Olha, vocês me deram falta aqui (sim, eu fui na frequência de um fdp aleatório e taquei falta, claro...)". 
Eu imagino que na maioria dos empregos realmente seja assim e que eu esteja reclamando de barriga cheia. Pode ser. O problema é que não estou lidando com clientes, e sim com pessoas que trabalham na mesma empresa que eu. Com a grande diferença que estou EFETIVAMENTE trabalhando, diferente da grande maioria.
Foda-se, …

Limítrofe Blog.

Você acorda cedo.

Você acorda cedo e sai de casa cedo.

Você acorda cedo e sai de casa cedo pois pega dois ônibus para ir pro trabalho.

Você acorda cedo e sai de casa cedo pois pega dois ônibus para ir pro trabalho pois quer ir em relativo silêncio.

Você acorda cedo e sai de casa cedo pois pega dois ônibus para ir pro trabalho pois quer ir em relativo silêncio visto que no trem, onde você levaria somente meia hora para chegar ao trabalho, o silêncio é algo que não existe.

Você acorda cedo e sai de casa cedo pois pega dois ônibus para ir pro trabalho pois quer ir em relativo silêncio visto que no trem, onde você levaria somente meia hora para chegar ao trabalho, o silêncio é algo que não existe e você quer um pouco de silêncio em sua vida pois no seu trabalho o telefone toca o tempo todo e em casa você tem vizinhos ouvindo música alta o tempo todo e na frente de casa tem uma porra de um lanterneiro.

E todo o dia a mesma coisa. E todo dia é o Dia da Marmota.

Você já nem aguenta mais ouvir seu n…

Suicida blog

Quero morrer.

Não literalmente. Essa eu aguardo sem muita pressa, mas já sabendo que é inevitável.

É mais uma espécie de "morte figurada", por assim dizer. Aos poucos eu venho matando o Alexandre que foi construído ao longo dos anos e que meio que estacionou. Esse Alexandre já não tem mais muito espaço, esse Alexandre só faz merda e só se afunda.

Esse Alexandre trocou sonhos por segurança. Não que segurança seja ruim, pelo contrário, mas esse Alexandre se acomodou. Muito. Esse Alexandre virou uma pífia sombra daquele Alexandre cheio de sonhos, esperanças e "sangue nos olhos". Sei que aquele Alexandre não volta, ou pode voltar cheio de cicatrizes, mas ESSE Alexandre de hoje em dia precisa morrer.