Pular para o conteúdo principal

Os 47 ronin, parte 2: A hora da vingança.


Como dito no post anterior,  o daimyo Asano Naganori se viu obrigado a realizar o seppuku por ter ferido um superior no palácio do Shogun.
Tal notícia foi levada para Oishi Kuranosuke Yoshio, conselheiro de Asano, que assumiu o comando e levou a família Asano para longe, antes de cumprir as ordens do Shogunato e entregar o palácio e o feudo para agentes governamentais.
Dos mais de 300 homens de  Asano, 45, junto com o líder Oishi, recusaram-se a permitir que o seu senhor não fosse vingado, embora o Shogunato houvesse proibido a vingança nesse caso. Sim, haviam casos em que a vingança era tolerada.
Eles se uniram, fazendo um juramento secreto para vingar seu mestre matando o vacilão do Kira, mesmo sabendo que seriam punidos severamente por isso.
Só que o Kira tava bem guardado, e sua residência tinha sido fortificada e a segurança reforçada pois todo mundo sabia que os samurai eram meio doidos. Os ronin perceberam que teriam que esperar a poeira baixar antes que pudessem ter uma pequena chance de sucesso. Para acabar com as suspeitas de Kira e autoridades governamentais, eles se dispersaram e se tornaram monges, comerciantes e afins.
Não muito tempo depois, Oishi chegou em sua fiel esposa e se divorciou, para que nenhum mal caísse sobre ela quando eles se vingassem, e a mandou para viver com os sogros, junto com seus 2 filhos mais novos. Ao filho mais velho, foi dada a opção de se juntar ao pai, e o moleque aceitou de imediato.
Oishi fixou residência em Kyoto, e a frequentar bordéis e tabernas, meio que pra fingir que não estava afim de se vingar. O Kira ainda temia a vingança, e por isso enviou espiões para observar os antigos samurai de Asano.
Um dia, quando Oishi tava bebaço, ele caiu na rua e apagou, e a galera que passava ficava rindo. Notem bem que estamos falando de um bushi, um guerreiro, e honra era tudo pra eles.
Um samurai de Satsuma, e olha que os samurai de Satsuma eram pro resto dos samurai como os Espartanos eram para os outros guerreiros gregos, que estava de passagem, ficou puto por este comportamento da parte de um samurai, tanto por sua falta de coragem para vingar seu mestre como pela sua degradação. Ele o xingou, cuspiu nele e pisou em sua cara. Mano, simplesmente tocar no rosto de um samurai sem permissão já era uma afronta enorme. Imagine pisar? Mas Oishi ficou ali, babando no chão. Um farrapo humano. Bem, era essa a idéia dele.
Os arapongas do Kira relataram tudo isso,  e ele se convenceu de que estava seguro. Para ele, os ex-samurai de Asano certamente eram péssimos, sem honra e sem coragem. E sem grana pra realizar algo com sua “aposentadoria”. Ele finalmente entrou em sua zona de conforto. Grande erro!
Uma parte dos ronin vingativos  agora reunidos em Edo e, em seus papéis como trabalhadores e comerciantes ganharam acesso à casa de Kira, tornando-se familiarizado com o layout da casa e do caráter de todos dentro. Notem bem, não havia como saberem quem eles eram. Não eram rostos conhecidos, apenas Oishi, por ser conselheiro de Asano. Enfim, um dos ronin Kinemon Kanehide Okano, chegou ao ponto de se casar com a filha do construtor da casa de Kira, para obter as plantas do lugar. O restante deles levava armas secretamente para Edo, o que era um grave crime. Mas algo necessário para se levar a vingança até o fim.
Dois anos mais tarde, quando Oishi completamente convencido de que Kira estava relaxado  e tudo estava pronto, ele saiu de Kyoto com seu filho e foi para Edo, se reunir em um local secreto com o restante dos Ronin.
Na madugada do dia 30 de janeiro de 1703, rolava uma nevasca muito forte , Oishi e os 46 ronin atacaram a mansão de Kira. Se separaram em dois grupos e atacaram, armados com espadas e arcos. O primeiro grupo era liderado por Oishi, e atacaram pelo portão principal. A outra galera, liderada por seu filho, foi pelo portão dos fundos. Um tambor avisaria o momento para que os 2 grupos atacassem ao mesmo tempo, e um apito avisaria que Kira foi morto. Planejavam também colocar a cabeça de Kira como oferenda no túmulo de Asano. Gesto singelo, não? Enfim, também decidiram que não matariam mulheres, crianças ou idosos. Legal da parte deles. E que não matariam quem não fosse se meter com eles durante a invasão. Hum, complexo.
Oishi fez 4 homens escalarem a muralha e capturar o guarda do portão e o destrancar. Ele então enviou mensageiros para as casas vizinhas para avisar que não eram ladrões, e sim samurai vingando a morte do seu mestre e que todos estariam seguros. Notem bem, hoje em dia isso soa absurdo, mas era o Japão feudal. Fazia todo o sentido.  Os vizinhos odiavam o Kira, então nada fizeram para atrapalhar os invasores. E eu achei isso hilário, sério.
Com arqueiros posicionados em telhados vizinhos, o som do tambor avisou o início do ataque. Boa parte da casa ainda estava dormindo, foram pegos de surpresa. Os samurai de Kira saíram aos tropeções para defender a casa no portão da frente, mas o grupo do filho de Oishi invadiu pelo portão dos fundos.  Depois de uma porradaria violenta, o último dos samurai da casa de Kira foi derrotado. Eles mataram 16 dos caras, e feriram 22, incluindo o neto do Kira. Mas, cacete, cadê o fdp do Kira? Eles cataram pela casa, mas tudo o que encontraram foram as mulheres e crianças chorando. Eles ficaram bolados. Porra, invadiram a casa do cara pra vingar seu mestre, tocaram o zaralho e o cara não estava lá? Teriam se desonrado mais ainda? Mas o Oishi verificou a cama do Kira e viu que ainda estava quente. Boa, o fdp não podia estar longe!
Uma rápida vasculhada revelou uma passagem atrás de um biombo, que dava pra um pátio com uma casinha que era um reservatório de lenha. Lá estavam 2 samurai que foram mortos, e um homem que se defendia com um punhal mas que foi facilmente dominado. O cara não queria dizer quem era, e os caras já tavam se preparando pra pegar um saco plástico e uma vassoura (Ok, claro que não, mas quis citar Tropa de Elite”), mas soaram o apito e Oishi chegou junto. Ele reconheceu Kira, e mostrou no fdp a cicatriz do ataque feito por Asano.
Como o Kira era alguém importante, os Ronin se apresentaram e avisaram que estavam ali para cumprir uma vingança, como diz o bushido. Deram a ele a chance de realizar o seppuku, e Oishi se ofereceu para ser o kaishakunin, que é o cara que auxilia no suicídio, cortando a cabeça do cidadão logo que ele rasga o ventre, para aliviar o sofrimento. Singelo, não acham?
Só que o Kira só gaguejava e chorava, aí eles se emputeceram e mataram com uma punhalada mesmo.  Cortaram a cabeça do fela, e apagaram todas as lanternas da casa, pra evitar que a mesma pegasse fogo e sacaneasse os vizinhos. Porra, eram gente boa afinal.
O sol já estava surgindo no horizonte, e eles iniciaram uma marcha para o túmulo de Asano, levando a cabeça de Kira. Um deles, Terasaka Kichiemon, foi enviado para o antigo feudo para dar as boas novas. Eles depois se dividiram em 4 grupos, e se entregaram para 4 daimyos diferentes, esperando a punição do Shogun.
O Shogun estava num dilema. Os ronin tinham seguido o tal bushido por vingar a morte de seu senhor, mas eles também desafiaram a autoridade do Shogun, que havia proibido a vingança nesse caso. Além disso, o Shogun recebeu uma série de pedidos de perdão, por conta de nobres e pessoas influentes que admiravam o ato dos ronin.
Como esperado, os ronin foram condenados à morte pelo assassinato de Kira, Mas o Shogun finalmente resolveu o dilema, ordenando-os a cometer seppuku honradamente,em vez de tê-los como criminosos executados. Cada um dos 46 ronin se matou  20 de março de 1703. Sim, 46 ronin. Não se esqueçam que Terasaka Kichiemon foi enviado para dar as notícias no antigo feudo. Enfim, ele reapareceu e foi perdoado pelo Shogun, sabe-se lá por qual motivo. Vai ver pelo fato dos ânimos já terem acalmado. Enfim, ele viveu até os 87 anos de idade, morrendo em torno de 1747, e foi então enterrado com seus companheiros. Os ronin que morreram por seppuku foram posteriormente enterrado na frente do túmulo de seu mestre. As roupas e armas que eles usavam ainda estão preservadas no templo atualmente, junto com o tambor e apito, Os túmulos se tornaram um lugar de grande veneração, e as pessoas se reúnem para rezar, mesmo hoje em dia. Uma das pessoas que visitou os túmulos foi o tal samurai de Satsuma, que havia cuspido e pisado em  Oishi, deitado bêbado na rua. Dirigindo-se ao túmulo, ele pediu perdão por suas ações e por pensar que Oishi não era um verdadeiro samurai. Em seguida, ele cometeu suicídio, e está enterrado ao lado dos túmulos dos ronin.
Além disso, atingiram um segundo objetivo que sequer havia sido planejado. Como limparam a honra de seu senhor, o feudo foi devolvido à família Asano, e seu irmão mais novo se tornou o Daimyo. Tudo bem, só um décimo do feudo foi devolvido, mas raios, é melhor do que nada.






Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Limítrofe Blog.

Você acorda cedo.

Você acorda cedo e sai de casa cedo.

Você acorda cedo e sai de casa cedo pois pega dois ônibus para ir pro trabalho.

Você acorda cedo e sai de casa cedo pois pega dois ônibus para ir pro trabalho pois quer ir em relativo silêncio.

Você acorda cedo e sai de casa cedo pois pega dois ônibus para ir pro trabalho pois quer ir em relativo silêncio visto que no trem, onde você levaria somente meia hora para chegar ao trabalho, o silêncio é algo que não existe.

Você acorda cedo e sai de casa cedo pois pega dois ônibus para ir pro trabalho pois quer ir em relativo silêncio visto que no trem, onde você levaria somente meia hora para chegar ao trabalho, o silêncio é algo que não existe e você quer um pouco de silêncio em sua vida pois no seu trabalho o telefone toca o tempo todo e em casa você tem vizinhos ouvindo música alta o tempo todo e na frente de casa tem uma porra de um lanterneiro.

E todo o dia a mesma coisa. E todo dia é o Dia da Marmota.

Você já nem aguenta mais ouvir seu n…

Dupliplusbom Blog

De uns tempos pra cá, por algum motivo que desconheço, uma galerinha "dubem" passou a querer controlar o que você diz, faz ou pensa. Tudo isso em nome da bondade, respeito e pluralidade. Oprimem contra a opressão. Censuram pela liberdade. Fazem malabarismos lógicos para taxar como ditaduras aquilo que não gostam e chamar de democracia ditaduras descaradas que compartilham de sua ideologia.

 Quem já leu o romance “1984” de George Orwell vai entender de cara essa questão. Essa galerinha "dubem" utiliza de duas ferramentas linguísticas que Orwell descreveu muito bem em sua distopia: duplipensamento e novilíngua. Basicamente, essas ferramentas visam moldar o pensamento a partir da mentalidade revolucionária e limitar a capacidade de comunicação e expressão dos indivíduos, transformando-os em meros robôs. 
O duplipensamento é o ato de aceitar simultaneamente duas crenças mutualmente contraditórias como corretas. Parece com hipocrisia, mas na verdade a pessoa REALMENTE acr…

Rockinriozístico Blog, parte 1

Ontem fui novamente ao Rock in Rio. Falem o que quiser, mas eu gosto desse programa de índio. E dessa vez o transporte foi até bem facilitado (NADA que se compare ao de 2001, com seus ônibus saindo de inúmeras partes da cidade, incluindo Vigário Geral), não sendo um grande inferno como o de 2013.

Basicamente descemos quase em frente à entrada, num terminal do BRT. Apesar da grande quantidade de pessoas, o fluxo seguia normal. 

A entrada em si demorou, pois havia uma fila pra já garantir a passagem do BRT na volta, a fila da revista e a da bilheteria, mas não foi nenhum absurdo. Demorava mais desviar das inúmeras selfies sendo tiradas. 

Havia, por alguma razão, uma área dedicada aos games e afins, com alguns cosplayers. E nunca escondi meu desprezo por esse tipo. 

Havia muita gente com camiseta do Rock in Rio. No Rock in Rio. Fiquei imaginando que seria um tipo de abadá pra uma micareta. 

Havia uma galera com roupa tipo de motoqueiro americano. Ou aquela galera parecendo punk. Ou metaleiro…