Pular para o conteúdo principal

Os 47 ronin, parte I: Asano Naganori


Não é novidade que sou fascinado pelo que diz respeito ao bushido e pelo tema vingança. Logo, não havia como eu não ser fã dessa história ocorrida no Japão feudal que atravessou séculos e é contada como exemplo de devoção até os dias de hoje. Sem mais delongas, a primeira parte:


Em 28 de Setembro de 1667 nascia em Edo, atual Tóquio, Asano Naganori, cujo avô era um Daimyo, um senhor feudal, em Ako, um feudo de tamanho inferior.
Pouco tempo depois, seu avô morreu e, raios, antes dos 9 anos de idade seu pai também veio a falecer, fazendo com que o guri viesse a se tornar um senhor de terras antes de sequer precisar se barbear.
No ano de 1680, aos 13 anos, foi nomeado para o cargo de Chefe de Carpintaria na Corte Imperial, mas tal cargo só existia no papel. Era um cargo honorífico como vários outros, dados a samurai ou senhores feudais para garantir um bom relacionamento entre os feudos. Basicamente, era um aspone. Ou um assessor parlamentar.
É, ele era um daimyo de um feudo merda. Mas era daimyo, então tava sempre nas altas rodas, mudando de cargo de acordo com a conveniência da Corte ou do Shogunato Tokugawa. Chegou a ser o cara que recebia emissários de um pro outro. Tipo um mordomo mais pomposo.
Foi nessa época que ele conheceu Kira Yoshinaga, o chefe de assuntos cerimoniais no Shogunato, que instruía os oficiais na boas maneiras de Kyoto.
Em 1694 ele estava bem doente. E não tinha herdeiros. Pô, se um daimyo morresse e não tivesse herdeiros, sua Casa seria extinta pelo Shogunato. Seu feudo confiscado e seus samurai se tornariam ronin, alguém sem um senhor ou, literalmente “homem que vai com a onda”. Isso seria uma desonra gigante! Ele acabou por tornar seu irmão mais novo como seu herdeiro direto, e o Shogunato aceitou isso.
Ele andava tendo uns atritos com o Kira Yoshinaga, e o tal Kira era bem visto pelo Shogun. Tanto que embarreirou algumas nomeações que Asano viria a receber, e tensão foi aumentando. Tava insuportável pra ele.
Aí, em 21 de abril de 1701 as coisas degringolaram. Após uma acalorada discussão, Asano sacou sua espada e feriu Kira. Foi a pior merda que ele podia ter feito. O Shogun Tsunayoshi Tokugawa determinou que Asano fizesse o seppuku, um suício ritualizado onde o cidadão vai e corta o ventre. O popular “harakiri”.
Pois é, ele se matou. Sua casa foi extinta. Seu feudo confiscado e seus samurai se tornaram ronin. E é aí onde eu queria chegar...

Mas só no próximo post. ;)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meloso Blog

Como não é  segredo, sou fã de Nirvana. Minha canção favorita é  "Sappy" que considero brilhante. Já Kurt Cobain nunca ficou satisfeito com a gravação, portanto nunca a utilizou em um álbum oficial, e eu mesmo a conheci em um bootleg. Cá está a letra: And if you save yourself You will make him happy He’ll keep you in a jar And you’ll think you’re happy He’ll give you breathing holes And you’ll think you’re happy He’ll cover you with grass And you’ll think you’re happy now You’re in a laundry room You’re in a laundry room Conclusion came to you, oh And if you cut yourself You will think you’re happy He’ll keep you in a jar Then you’ll make him happy He’ll give you breather holes Then you’ll think you’re happy He’ll cover you in grass Then you’ll think you’re happy now You’re in a laundry room You’re in a laundry room Conclusion came to you, oh A música é sobre uma tartaruga que Kurt tinha quando criança, que era mantida na lavanderia. A música fala sobre como a tartaruga viv

Científico Blog

Estudo confirma que mulheres preferem homens ricos Na hora de buscar um parceiro, os homens dão prioridade ao aspecto físico, enquanto as mulheres dão mais valor à situação econômica, diz um estudo.Os pesquisadores chegaram à conclusão de que os homens se fixam mais nos atrativos físicos das mulheres, que, por sua vez, adaptam seu desejo para buscar um companheiro em boa condição econômica.O estudo, publicado pela Revista Proceedings of the National Academy of Sciences, foi elaborado a partir da experiência relatada por 46 pessoas da cidade alemã de Munique que têm entre 26 e 40 anos. http://es.noticias.yahoo.com/efe/20070903/tso-un-estudio-confirma-que-los-hombres-64bc860_1.html Bom, até aí, eu já li isso numa revista MAD tem uns 15 anos, mais ou menos. Aliás, qualquer um com mais ou menos 15 anos de idade já percebe isso. Obviamente é uma generalização, não digo que TODAS fazem isso. Mulheres sempre buscarão bons provedores(ou ricos), está no instinto feminino.Por mais que soltem seu

Cinematográfico blog

Todos aqui sabem que agora, além das adaptações literárias e quadrinísticas para o cinema, o novo filão são as adaptações de videogames para a telona. Como assim? Bem, o videogame já virou uma nova mídia, independente, e que gera sua própria cultura. Chega até a causar uma certa nostalgia aos que viram a era de ouro dos games, com seus 8 e 16 bits, o que gera festas regadas à música de videogame, com trilha sonora de Megaman, Super Mario Bros, Zelda, Ninja Gaiden e afins. Pois bem, obviamente a telona não poderia ficar de fora dessa, e de unsanos pra cá, as adaptações foram surgindo. Bem toscas na grande maioria das vezes, mas não pelo fato de não terem boas histórias - alguns jogos tem enredos que não deixam a dever pra nenhum livro - mas pelo fato dos roteiristas não terem conseguido ainda encontrar a forma adequada de transportar tais histórias para a telona, como aconteceu com os quadrinhos a alguns anos.Ou alguém aqui esquece que os filmes do Batman, Homem-Aranha, Hulk e Capitão A