Pular para o conteúdo principal

Galístico blog

 O Galo de Barcelos é um dos símbolos mais famosos de Portugal. Ele, como seu nome diz, surgiu de uma lenda da Cidade de Barcelos, famosa por suas olarias e por ser uma das paradas do tal Caminho de Santiago de Compostela. Contudo, ultrapassou as fronteiras da cidade nortista e é conhecido mundo afora como "Galo português".

Reza a lenda que, certo dia, os habitantes de Barcelos estavam em polvorosa  com um crime, que imagino ter sido grave dado o desenrolar, mas que ainda não se tinha descoberto quem o cometera.

Poucos dias apos o ocorrido, surgiu na cidade um forasteiro.As autoridades da cidade resolveram prendê-lo pois havia se tornado o suspeito do tal crime. Sei lá porque. É uma lenda e as autoridades são portuguesas.

 O sujeito jurava inocência, e disse que estava de passagem na cidade pois estava peregrinando pelo Caminho de Santiago de Compostela. O que faz sentido, pois a cidade é UM CONHECIDO PONTO DE PARADA  DE PEREGRINOS. Parece o judiciário brasileiro. Enfim.

 Condenado à forca, o sujeito pediu que o levassem à presença do magistrado que o condenara. Lá foram eles, e encontraram o magistrado banqueteando com alguns amigos. O sujeito voltou a jurar inocência e num ato de desespero disse, apontando pra um galo assado sobre a mesa:

- "É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem!"

Galera explodiu na risada! Porra, tacaram de rir do sujeito. E o magistrado mandou o levarem pra forca pra executarem a sentença. No caso, executarem o sujeito.

Minutos depois o galo cantou. MANO! O magistrado e os amigos playboys dele se cagaram na hora. Eu também faria o mesmo se um galo assado cantasse.

O magistrado foi correndo pra onde a forca estava montada. Chegando lá, o sujeito tava vivo  Alguém, tinha feito um nó errado na forca e o cara só caiu do cadafalso. Viva o funcionalismo público

O magistrado pediu mil desculpas ao sujeito e o libertou. O sujeito voltou ao tal do Caminho de Santiago de Compostela e, anos depois, retornou à cidade e ergueu o Cruzeiro do Senhor do Galo, que está em Barcelos até hoje. As olarias da cidade, já famosas por seu artesanato, começaram a produzir uns galinhos bonitos e coloridos que eu adoro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filosófico Blog

"Homens civilizados são mais descorteses do que os selvagens porque sabem que podem ser indelicados sem ter seus crânios rachados, como regra geral." - Conan, o Cimério É, faz sentido.

Religioso Blog

Está tomando força aqui no Rio um movimento contra a intolerância religiosa, visto que casos de ignorantes que depredam imagens sacras tanto de igrejas católicas quanto de centros espíritas está aumentando de forma preocupante. Em sua grande maioria são evangélicos que não entendem nada da própria religião que costumam chutar imagens de santos na tv, que dizem que Orixás são manifestações do demônio, que são mais judeus que os judeus (sabe-se lá pq um povo agora cisma de querer falar termos em hebraico) e por aí vai. Não que católicos, espíritas e afins não façam isso, mas pelo menos não veiculam programas em rede nacional fazendo essas burradas. Voltando ao assunto, criou-se um Disque (odeio essa palavra, um dia explico pq) Denúncia contra a intolerância religiosa, e vereadores cariocas estudam medidas para diminuir essa estupidez. Tudo isso é louvável, mas vieram cá em minha mente ociosa duas situações que podem ser um tiro no pé desse movimento 1ª situação: Ateus. A pessoa tem todo...

Olhos de lobo

Meus olhos dourados de lobo podem ver Tudo que você esconde de mim. Nenhum segredo está a salvo Por direito eu declaro. Quando a vejo como minha presa Lhe asseguro que não existe maneira de escapar de mim. Morte é seu destino. Nunca me desafie, a não ser que queira morrer Uma precoce, e muito dolorosa morte; Jamais confie no suave suspiro do vento Pois é com ele que seu odor me é legado. Quando ouvir o uivo do lobo, então é hora de se esconder. pois mesmo que consiga ocultar o medo Meus olhos dourados de lobo podem ver seu coração