Pular para o conteúdo principal

Elefantino Blog

Hoje terminei de ler "A viagem do elefante", de José Saramago. Creio não ser necessário ressaltar o quanto adoro a obra deste lusitano escritor mas, assim mesmo, direi de qualquer forma: Adoro. Simples assim. Desde o primeiro livro que li,  “A Caverna”. que narra a história de um oleiro misturada ao Mito da Caverna, de Platão.
Desde então virei um fã do velhinho. Parti para ler “As intermitências da Morte”, que narra o que acontece quando a Morte decide parar de matar. Sim, cansada de ser mal vista, incompreendida, ela decide que ninguém mais, num certo país, irá morrer. Imaginem os problema que isso não causou? Outro que adorei, “Cegueira”, dispensa comentários. Quem ainda não viu o belo filme de Fernando Meirelles?
Outro que merece destaque, para mim, é "A jangada de pedra", uma história em que a Península Ibérica simplesmente se desprende do resto da Europa e passa a navegar pelo Atlântico.
Mas, de longe, meu livro favorito do velhinho é “O Evangelho segundo Jesus Cristo”. Ousado. Herege. PERFEITO. Mostrando um Jesus mais humano, e analisando por outra ótica certos fatos da Bíblia, Saramago criou um livro perfeito, que foi proibido em Portugal, sua terra natal, e fez com que ele, magoado, se mudasse para as Ilhas Canárias.

(SPOILERS a partir daqui)

Porém o que me fez escrever aqui hoje foi o livro citado lá em cima, "A viagem do elefante", cuja idéia surgiu quando em visita a Áustria ele foi em um restaurante chamado "O Elefante" e, intrigado sobre uma estatueta que viu, perguntou à sua tradutora do que se tratava. Ela representava um elefante indiano dado de presente ao arquiduque Maximiliano II, futuro imperador austríaco, pelo rei de Portugal, Dom João III. A partir daí ele pesquisou sobre este inusitado fato histórico e escreveu a saga do elefante Salomão e Subhro, seu cornaca. 
No trajeto o elefante opera "milagres", é visto como um deus em uma vila, salva uma menininha e é idolatrado em ao chegar em Viena, onde passa seus últimos anos de vida, vindo a se tornar objeto de decoração após partir desta para o paraíso elefantino.

Recomendo!

Comentários

  1. Valdilane1:41 PM

    E qualquer semelhança ,com outra história popular é só mera coincidência.Gostei, vou ver se leio esse ano.

    ResponderExcluir
  2. saramago era foda, ainda é para os que admiram sua obra

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Meloso Blog

Como não é  segredo, sou fã de Nirvana. Minha canção favorita é  "Sappy" que considero brilhante. Já Kurt Cobain nunca ficou satisfeito com a gravação, portanto nunca a utilizou em um álbum oficial, e eu mesmo a conheci em um bootleg. Cá está a letra: And if you save yourself You will make him happy He’ll keep you in a jar And you’ll think you’re happy He’ll give you breathing holes And you’ll think you’re happy He’ll cover you with grass And you’ll think you’re happy now You’re in a laundry room You’re in a laundry room Conclusion came to you, oh And if you cut yourself You will think you’re happy He’ll keep you in a jar Then you’ll make him happy He’ll give you breather holes Then you’ll think you’re happy He’ll cover you in grass Then you’ll think you’re happy now You’re in a laundry room You’re in a laundry room Conclusion came to you, oh A música é sobre uma tartaruga que Kurt tinha quando criança, que era mantida na lavanderia. A música fala sobre como a tartaruga viv

Científico Blog

Estudo confirma que mulheres preferem homens ricos Na hora de buscar um parceiro, os homens dão prioridade ao aspecto físico, enquanto as mulheres dão mais valor à situação econômica, diz um estudo.Os pesquisadores chegaram à conclusão de que os homens se fixam mais nos atrativos físicos das mulheres, que, por sua vez, adaptam seu desejo para buscar um companheiro em boa condição econômica.O estudo, publicado pela Revista Proceedings of the National Academy of Sciences, foi elaborado a partir da experiência relatada por 46 pessoas da cidade alemã de Munique que têm entre 26 e 40 anos. http://es.noticias.yahoo.com/efe/20070903/tso-un-estudio-confirma-que-los-hombres-64bc860_1.html Bom, até aí, eu já li isso numa revista MAD tem uns 15 anos, mais ou menos. Aliás, qualquer um com mais ou menos 15 anos de idade já percebe isso. Obviamente é uma generalização, não digo que TODAS fazem isso. Mulheres sempre buscarão bons provedores(ou ricos), está no instinto feminino.Por mais que soltem seu

Cinematográfico blog

Todos aqui sabem que agora, além das adaptações literárias e quadrinísticas para o cinema, o novo filão são as adaptações de videogames para a telona. Como assim? Bem, o videogame já virou uma nova mídia, independente, e que gera sua própria cultura. Chega até a causar uma certa nostalgia aos que viram a era de ouro dos games, com seus 8 e 16 bits, o que gera festas regadas à música de videogame, com trilha sonora de Megaman, Super Mario Bros, Zelda, Ninja Gaiden e afins. Pois bem, obviamente a telona não poderia ficar de fora dessa, e de unsanos pra cá, as adaptações foram surgindo. Bem toscas na grande maioria das vezes, mas não pelo fato de não terem boas histórias - alguns jogos tem enredos que não deixam a dever pra nenhum livro - mas pelo fato dos roteiristas não terem conseguido ainda encontrar a forma adequada de transportar tais histórias para a telona, como aconteceu com os quadrinhos a alguns anos.Ou alguém aqui esquece que os filmes do Batman, Homem-Aranha, Hulk e Capitão A